sexta-feira, 5 de setembro de 2008

José Jacinto, o Cesteiro do Giz

Nasceu em frente da casa onde vive, na aldeia do Giz. Ali foi criado e ali viveu praticamente toda a sua vida, tendo-se ausentado apenas por sete anos para trabalhar numa quinta no Cercal do Alentejo. Percorreu as zonas de Melides e da Costa de Santo André... Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Cercal do Alentejo, Odemira, São Luís, tocando acordeão.José Jacinto tem 86 anos, conheceu “charneca, onde é agora Vila Nova de Santo André ...naquele tempo era uma charneca, conheci aquilo sem árvore nenhuma para a gente ter uma sombra e a gente semeava ali muito, eu e o meu pai passavamos ali o tempo.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho de cestaria, Sr. José. A minha mãe contava-me que ali onde é agora Vila Nova de Santo André, era uma charneca onde o meu avó semeava milho e fazia lá muito calor quando o iam ceifar.
Cumprimentos ao Sr. José.
Eu sou filha da Maria do Funchal, conheceu-a de certeza.
Bia dos Santos