quinta-feira, 30 de abril de 2009

Loja social abre no Mercado Municipal

Quem passa pela montra da nova loja Ana’s que abriu a 20 de Abril no Mercado Municipal de Vila Nova de Santo André não fica indiferente. A decoração cor-de-laranja e verde, bem como a disposição e variedade de artigos despertam a curiosidade pela Loja Social, que não está ali para vender nada.

O artigo completo estará disponível na edição de 5 de Maio de 2009 (508)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Porto de Sines inaugura investimentos de 8,6 milhões de euros

A Administração do Porto de Sines (APS), inaugurou a 23 de Abril, o novo Centro de Sistemas e Helpdesk, uma lancha de pilotos, um rebocador e dois veículos pesados de combate a incêndios, que foram renovados e reequipados, num investimento global de cerca de 8,6 milhões de euros.

O artigo completo estará disponível na edição de 5 de Maio de 2009 (508)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Santiago do Cacém apresentou queixa-crime contra Estradas de Portugal

O município de Santiago do Cacém apresentou a 17 de Abril uma queixa-crime contra a Estradas de Portugal, S.A. alegando que a empresa se “apropriou de 22 sinais de trânsito” dos 33 que a autarquia colocou em Março nos perímetros urbanos do concelho.
A Estradas de Portugal (EP) defende-se alegando que Câmara Municipal é que agiu “ilegitimamente” ao colocar “sinalização” nas “estradas nacionais que atravessam os perímetros urbanos”, admitindo ter retirado os sinais colocados pela autarquia.

O artigo completo estará disponível na edição de 5 de Maio de 2009 (508)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril - 35 anos depois

Deixe o seu testemunho de vida sobre o 25 de Abril no nosso blog!

A Revolução militar do 25 de Abril de 1974 derrubou num só dia o regime político que vigorava em Portugal desde 1926 - o regime fascista -, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas.
O motivo da revolução resume-se à precária situação económica, social, militar, política e ideológica que vigorava no país, aliada à falta de liberdade de expressão.

A Revolução

5 minutos antes das 23h do dia 24 de Abril de 1974, nos estúdios da Rádio Alfabeta dos Emissores Associados de Lisboa ouvia-se a música “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho. Era o sinal para as tropas avançarem.
A "senha", constituída pela canção Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, foi posta no ar no âmbito do programa Limite da Rádio Renascença, às 00h30m do dia 25, antecedida da leitura da sua primeira quadra. Esta segunda senha serviu para informar todos os quartéis e militares que aderiam ao golpe, de que tudo estava preparado e a correr conforme o previsto.
Era o arranque sincronizado e irreversível das forças oficiais intermédios da hierarquia militar do MFA (Movimento das Forças Armadas).
O MFA, na sua maior parte, era constituído por capitães que tinham participado na Guerra Colonial. A figura em destaque deste grande dia foi o Capitão Salgueiro Maia, que foi o porta-voz e cabecilha dos militares.
Com o amanhecer, as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos. Alguém começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que depressa os colocaram nos canos das espingardas. O cravo tornou-se no símbolo da Revolução de Abril de 1974.
Com a revolução dos cravos regressam as liberdades de opinião, de expressão e de imprensa. Passados 35 anos após a Revolução, continua-se a falar sem medo de ser punido por aquilo que se diz e pensa.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Novo Tribunal de Sines abre sem “telefone, fax e rede informática”

No dia em que arrancou o novo Mapa Judiciário, o Tribunal de Sines abriu as portas mas sem “telefone”, “sem “fax” e sem “rede informática”, denunciou António Castor do Sindicato dos Funcionários Judiciais.
O novo Tribunal do Trabalho e de Família e de Menores de Sines, que abriu as portas a 14 de Abril, está integrado, juntamente com os Tribunais de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, na comarca-piloto do Litoral Alentejano, que tem a sede administrativa no Tribunal de Santiago do Cacém.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

Santiago do Cacém: Vítor Proença faz balanço deste mandato em entrevista

As próximas linhas são o resultado de uma conversa informal com o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que teve lugar no Hotel Rural Monte da Lezíria em Vila Nova de Santo André, no passado dia 14 de Março. Durante esta entrevista procurámos colocar questões pertinentes e, sobretudo, direccionar as perguntas para temas relacionados com Vila Nova de Santo André e, com isso, perceber qual o posicionamento que esta Cidade, sendo a mais populosa do Concelho, ocupa nas prioridades da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Por Bertolino (sociólogo) e Paulo Mesquita (sub-director)

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

Sines: Plano de Pormenor da Cova do Lago prevê mais 720 camas turísticas

720 camas turísticas podem vir a juntar-se às centenas já existentes na cidade de Sines. O Plano de Pormenor da Cova do Lago entrou em vigor a 4 de Abril e prevê a realização de um investimento turístico num espaço de quase 14 hectares na costa norte, entre a praia e a cidade.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

Gustavo Santa em grande plano no Chipre

Foram 17 os atletas da Selecção Nacional de Juvenis (9 masculinos e 8 femininos) que fizeram uma longa viagem até ao Chipre (com duas escalas pelo meio e algumas horas de espera entre vôos nos aeroportos).
A participação no Multinations Youth Meet premeia aqueles que mais se destacaram durante a época de Inverno e entre eles estava Gustavo Santa, o Juvenil-A do CNLA que recentemente se sagrou Tetracampeão Nacional.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

Clube de Ténis de Santo André comemora 26 anos e tem nova direcção

Clube de Ténis de Santo André (CTSA) comemorou nos dias 4 e 5 de Abril os 26 anos de existência, com um programa desportivo – o torneio do 26º aniversário para o escalão de veteranos – e um jantar convívio, iniciado por uma sessão pública de reconhecimento a sócios e colaboradores.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

Mensagem de Bento XVI na sua visita a África

A grande maioria dos meios de comunicação reduziram a mensagem do Papa Bento XVI à questão residual do preservativo que não foi aludida sequer pelo Papa em nenhum dos cinco discursos proferidos, tanto nos Camarões como em Angola.
Vamos apresentar uma pequena panorâmica da sua importante mensagem.

Manuel Malvar Fonseca - Director
O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

Ciclo de colóquios: "Envelhecer sem Depender"

"Envelhecer sem Depender" foi o tema do Ciclo de Colóquios que decorreu no dia 25 de Março na Biblioteca Municipal Manuel José do Tojal, em Vila Nova de Santo André.
O ciclo de colóquios juntou técnicos especializados em questões sócio-demográficas e em saúde, a par de representantes de instituições e associações do concelho.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Abril de 2009 (507)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Artenius-Sines deve arrancar com a produção em 2010

Na altura em que se comemora um ano do lançamento da primeira pedra da unidade industrial da Artenius, em Sines, o director industrial, Rui Toscano destacou que, apesar de “algumas empresas estarem a passar por constrangimentos”, “o projecto está a decorrer de forma normal, de forma excelente, relativamente às taxas de conclusão”.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Sines vai receber o primeiro “juízo social” do País

O Juízo Social de Sines, que vai integrar o Tribunal do Trabalho e o Tribunal de Família e de Menores, deve entrar em funcionamento já a 14 de Abril e ficará instalado num prédio arrendado, originalmente de vocação habitacional, que está a sofrer obras de reconversão, no valor de mais de um milhão de euros.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Grândola criou medidas anti-crise para apoiar famílias

Os cidadãos mais desfavorecidos do concelho de Grândola vão ter apoio da autarquia para fazer face à crise, anunciou em comunicado a Câmara Municipal no final de Março.
Despesas com medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, até ao limite de 10 euros, a recuperação de habitações degradadas, até ao montante de 2.500 euros e a redução de 50 por cento nas taxas, tarifas e preços dos serviços prestados pela autarquia são algumas das medidas aprovadas em reunião de Câmara.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

PROT-Alentejo em discussão pública até Maio

A primeira apresentação do período de discussão pública do Plano Regional de Ordenamento Territorial (PROT) do Alentejo decorreu a 26 de Março, em Vila Nova de Santo André, tendo sido destacada a importância da intervenção das autarquias, por serem quem faz “efectivamente a transformação do solo”.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Henrique Silva expõe escultura em tributo aos poetas

No Dia Mundial da Poesia, 21 de Março, o artista plástico Henrique Silva, após longa ausência, voltou a expor na sala polivalente do Museu Municipal de Santiago do Cacém, desta vez com uma exposição de 'Esculturas em Tributo aos Poetas'.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Páscoa viva para todos

A Páscoa começou a ser celebrada pelo povo israelita há cerca de 3000 anos, no sábado seguinte à primeira lua cheia da primavera. A Páscoa judaica é uma mensagem de vida, de libertação do cativeiro do Egipto.

Manuel Malvar Fonseca - Director

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Projectos para a ‘Regeneração Urbana’ avançam

Passados 3 meses da aprovação da candidatura de Vila Nova de Santo André ao Programa de Parcerias para a Regeneração Urbana, o Presidente da câmara municipal de Santiago do Cacém (CMSC), Vítor Proença, destacou as necessidades de intervenção nos Bairros mais degradados, nos espaços verdes, nas acessibilidades e a construção do Gabinete Municipal e do Centro Social Integrado.
O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Arnaldo Frade é candidato do PS à Câmara de Santiago do Cacém

A comissão política local do Partido socialista decidiu por unanimidade apresentar Arnaldo Frade como candidato à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, anunciou o partido em comunicado enviado à imprensa no final de Março.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)

Lista de Independentes vai candidatar-se à junta de Santo André

Uma lista de independentes apresentou a 27 de Março a sua candidatura à Junta de Freguesia de Santo André, encabeçada por José Ferro, que se desvinculou este ano do Partido Comunista Português.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Abril de 2009 (506)