terça-feira, 30 de setembro de 2008

ASAS apresenta novo ano escolar

A Academia Sénior de Artes e Saberes (ASAS) apresentou as actividades previstas para o ano lectivo 2008/2009 a 25 de Setembro, numa cerimónia que decorreu no auditório do Centro Cultural Alda Guerreiro, aberta ao público, muito participada e com “muitas caras novas”, frisou o professor Mário Montes, presidente da Mesa de Assembleia.
A primeira novidade foi a constituição, a partir daquele dia, da ASAS enquanto associação. Agora a ASAS passa a ter 13 membros na Direcção, com o intuito de “aliviar” o trabalho dos que até aqui têm gerido os destinos da Academia, explicou a professora Laura Miranda, dado que esta (agora) associação tem como base o voluntariado.

Para mais informações, tem disponível o site da ASAS, www.asas.chrome.pt, o endereço de e-mail asas.sandre@gmail.com ou o telemóvel 918574310.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Outubro d'O Leme (494)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Refinaria de Sines comemora 30 anos com 760 milhões de investimentos

Foi há 30 anos que começou a laborar a Refinaria de Sines da Galp Energia. Hoje, emprega mais de 450 colaboradores, é uma das cinco refinarias europeias com capacidade para produzir gasolinas reformuladas, a segunda maior refinaria da Península Ibérica, abastece dois terços do mercado nacional e é um dos maiores exportadores de produtos em Portugal.
Sentindo necessidade de modernizar as infra-estruturas dos aparelhos refinadores, a Galp Energia vai reequipar as refinarias de Sines e do Porto com novas unidades de conversão com a mais recente tecnologia. Na Refinaria de Sines, o investimento rondará os 760 milhões de euros e permitirá a criação de mais 100 postos de trabalho.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

Regresso às aulas “apertado”

Nos últimos dias mais de um milhão e meio de alunos regressaram às aulas em todo o País, perante controvérsias entre Governo, professores, autarquias e partidos da oposição sobre as políticas da educação.
Enquanto a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defende que o novo modelo de gestão escolar é mais democrático, a Fenprof diz que vai lutar pela fiscalização deste modelo. A Fenprof calcula ainda que cerca de 40 mil professores tenham ficado sem colocação e muitos sem hipótese de pedir o subsídio de desemprego. Segundo defende esta Federação, citada pela TSF online, cerca de dois terços destes professores poderiam estar colocados, “se fossem ajustadas as necessidades das escolas”. Outra das preocupações dos professores, revelada pela FNE (Federação Nacional dos Sindicatos de Professores) é a dimensão das turmas bem como as instalações escolares.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

Sexto Parque do Concelho pronto a receber empresas

O Parque Empresarial do Cercal, o sexto parque do Concelho de Santiago do Cacém, foi inaugurado no passado dia1 de Setembro, numa cerimónia onde estiveram cerca de 200 pessoas entre empresários, convidados e população, animada pela “Bandinha do Castelo”.
O Parque do Cercal é a mais recente área de instalação de empresas, mas já existem no concelho cinco unidades do género.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

Décima Festa do Desporto no município de Santiago do Cacém arranca Sábado

A Décima Edição da Festa do Desporto no município de Santiago do Cacém organizada pela autarquia, arrancou dia 13 de Setembro e durante um mês, são muitas as modalidades que vão decorrer em vários espaços e equipamentos de todas as freguesias do concelho que aderiram à iniciativa.
Actividades aquáticas adaptadas, BTT, Atletismo, Basquetebol, Caminhadas, Cicloturismo, Danças de Salão, Fitness, Futebol, Futsal Masculino e Feminino, Ginástica, Hip-Hop e Hóquei em Patins, são alguns dos desportos disponíveis a toda a população do município até 12 de Outubro, dia oficial do encerramento da Festa do Desporto.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

“Bota um sorriso na cara, manda embora a solidão”

A Academia Sénior de Artes e Saberes, ou ASAS, como é mais conhecida, está na vida dos “seniores” de Santo André há mais de três anos e vai ganhando novos “adeptos” a cada ano que passa.
A ASAS “nasceu de uma ideia nossa, de meia dúzia de ‘maduros’ que se juntaram inicialmente, começámos a fazer umas reuniões iniciais, aqueles a quem nós chamamos os sócios fundadores (…). Éramos um grupinho para aí de uns vinte. Primeiro reunimos nós e depois começámos a passar a palavra”, explicou a professora Laura Miranda, uma das fundadoras da Academia. E assim tudo começou. Até agora a ASAS tem ajudado a concretizar “gostos e sonhos” dos mais velhos, que não tiveram oportunidade até aqui de realizar.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

75 anos como colectividade desportiva, cultural e recreativa

Em 75 anos passaram pelo Abelense mais de 2 mil associados e neste momento o clube conta com cerca de 700 sócios pagantes, sendo que muitos são já bisnetos dos sócios-fundades. António Pereira, presidente da direcção do clube, é filho de um dos sócios-fundadores e conta, com orgulho, que do Abelense fazem já parte o seu filho e os seus netos, estando assim na quarta geração de sócios.
Tudo começou, contou o actual presidente do Clube, porque “houve um senhor, sócio-fundador, que era conhecido por António Pereira da Farmácia, (ele era ajudante de farmácia) e estava à porta da Farmácia a bater a bola [de futebol] no chão, (ele mandou vir a bola da Casa Senna), pôs-se a bater a bola à porta da dita farmácia. E passou um rapaz e disse ‘então depois joga para cá’, e ele disse, ‘não, nesta bola, só joga quem se associar’."

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

EU JULGAVA QUE A MINHA ALDEIA...

Pois foi mesmo assim eu lembrei-me dessa velha frase da publicidade em que uma senhora dizia prà outra eu julgava que a minha roupa estava branca antes de ver a tua pois eu também julgava que a minha aldeia estava desarrumada antes de ver a tua mas na verdade há aldeias alentejanas que andam mesmo um bocado desarrumadas para não dizer coisa pior e olhem que isto é uma coisa muito estranha porque sempre ouvi dizer que era tradição das aldeias alentejanas andarem sempre muito limpinhas e arranjadas sem lixos pelas ruas nem papéis nem beatas nem outras porcarias pelo chão mas pelos vistos essa tradição vai-se perdendo com o tempo...

Ti Manel

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

Pax Rally pode regressar em 2009 a Santiago do Cacém

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém admitiu a possibilidade de no próximo ano o Pax Rally regressar ao município, caso a prova tenha continuidade.
“Esperemos que voltem em 2009, a Câmara não quis deixar passar esta oportunidade de integrar o circuito da prova, onde estiveram os melhores pilotos de rally do Mundo”, disse Vítor Proença, realçando o “trabalho excepcional feito pelos trabalhadores da autarquia que transformaram a Quinta da Ortiga numa verdadeira pista de chegada para a final da 4ª etapa do Pax Rally”.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

CNLA com vitória inédita no Circuito Nacional

O Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) esteve em grande evidência na 3ª etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas (CNAA), ao alcançar um inédito 1º lugar por equipas naquela que é considerada a “prova-rainha” das Águas Abertas (AA) em Portugal. Grande destaque para a prestação de Joana Santa (2ª nos 5Km). A manhã do dia 6 de Setembro (sábado) ameaçava tornar-se chuvosa mas o tempo manteve-se estável e o espectáculo estava garantido, naquela que é já há alguns anos a prova mais importante de AA no país – o Challenge Open Water, disputado nas águas da Barragem de Castelo de Bode, que foi a 3ª etapa do CNAA.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

A (DES)EDUCAÇÃO

A fazer fé na máquina propagandística da inefável Ministra da Educação, e porque não do seu chefe “Engenhêro” Sócrates, a Educação no nosso país é um mar... de rosas, (o pior é terem-se esquecidos dos …espinhos).
Segundo um inquérito aos professores do nosso confrade “Público”, do passado dia 11, subordinado ao tema “O que vai fazer para melhorar a escola?”, descobre-se a falácia.
Raúl Oliveira

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

“Estamos a precisar tanto de nos tornarmos mais humanos, mais solidários, mais alegres”

A Rita Figueirinha e o Silvio Guerreiro, dois jovens de Santo André, regressaram de Moçambique no final de Agosto, depois de um mês passado a ajudar o Centro Social Flori das Mahotas, uma missão das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário.
A Rita já lá tinha estado numa missão de nove meses e sempre teve o desejo de regressar, levando desta vez consigo o namorado, que se deixou envolver pelo espírito solidário da sua companheira. O Leme conversou com eles antes da viagem e voltou agora a entrevistá-los para saber como correu esta pequena missão.

A entrevista está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

Feira do Monte com tendência para crescer

A Feira do Monte, cujas origens remontam, segundo os “Anais do Município”, a época da construção das Igreja de Nª. Sª. do Monte, por volta de 1530, teve mais uma edição anual, nos passados dias 5, 6 e 7, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, com bastante adesão do público.
Segundo o vereador do Turismo da CMSC, Álvaro Beijinha, “…a Feira registou este ano um aumento do número de artesãos, estando presentes cerca de 39 artesãos das várias freguesias do concelho, mostrando portanto tendência para crescer, pelo que irá ter continuidade”.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

António Gomes de Almeida - Uma “máquina” de escrever

Aquando da entrevista para o suplemento cultural da edição anterior, ficou acordado que a entrevista com o nosso colaborador A. Gomes de Almeida, teria continuidade. Há para além de que havia muito que dizer sobre a actividade editorial do autor, que continua em bom ritmo e com muitas novidades.

A entrevista está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

II Simpósio Internacional de Escultura

Decorreu entre o dia 30 de Agosto e 13 de Setembro, em Odemira, o II Simpósio Internacional de Escultura, mercê de um protocolo entre a Câmara Municipal de Odemira e a Sopa dos Artistas, em que participaram os escultores: Auli Korhonen; Ben Bonke; Eva Backofen, Gonçalo Condeixa; Harald Kienle; Marc Gerenton; Michael Harris e Thomas Wimmer, (um inglês; um francês; um holandês; uma finlandesa; uma alemã; um alemão e um português), tendo as suas obras sido implantadas na margem esquerda do rio Mira, na vila de Odemira.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

O país virado ao contrário

Era uma vez um país, governado por governantes do faz de conta, onde tudo era feito ao contrário.
Nesse país, tal como em outros países no mundo, existe algo chamado “Software Livre”, ou seja, programas informáticos livres e gratuitos, de qualidade, que podem ser utilizados por todos e que substituem, quase na totalidade, os programas proprietários, caros, usados por quase todos os organismos públicos desse país.

João Candeias
O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro d'O Leme (493)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Unidade de Longa Duração e Manutenção apoia 22 idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém assinou oficialmente a 26 de Agosto o protocolo para integrar a Rede de Cuidados Continuados, tendo em vista o apoio 22 idosos depedentes.
O protocolo que peca por tardio, de acordo com o Provedor da Santa Casa, Jorge Nunes, foi assinado com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e com o Centro Distrital de Segurança Social para dar resposta aos 22 utentes da nova Unidade de Longa Duração e Manutenção.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Pax Rally, do Dakar Series, em Santiago do Cacém

A final especial classificativa da 4.ª etapa do Pax Rally, do Dakar Series, vai estar na Quinta da Ortiga, no município de Santiago do Cacém, a 13 de Setembro a partir das 10h. Após três dias de competição, que passam pela Beira Baixa e pela Zona das Lezírias do Ribatejo, no quarto dia de competição, haverá uma prova classificatuva que começa em Alcácer do Sal e acaba em Santiago do Cacém.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Megalqueva reclama pagamento de 40 mil euros

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) e a Negdal, entidade organizadora da Santiagro, desmentiram em nota enviada à imprensa as declarações de José Manuel Carvalho, gerente da Megalqueva, promotora do espectáculo ‘rodeo’ onde ruiu uma bancada a 31 de Maio.
A Megalqueva reclama da organização da Santiagro o pagamento de 40 mil euros, referentes ao espectáculo cancelado imediatamente após o incidente, ameaçando recorrer da dívida para tribunal, caso não seja saldada até 15 de Setembro. A empresa diz, em comunicado enviado à agência Lusa em Agosto, que tomou conhecimento da decisão da Negdal de não liquidar a verba inicialmente acordada para o espectáculo e de rejeitar a hipótese de repetir o festival de ‘rodeo’.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Ruínas Romanas de Miróbriga vão ser Monumento Nacional

As Ruínas Romanas de Miróbriga vão ser classificadas como Monumento Nacional no âmbito de um processo de reavaliação dos monumentos do Alentejo, revelou o director regional da Cultura, José do Nascimento. O processo de reclassificação de Miróbriga vai ter início em breve, podendo no entanto a decisão “demorar algum tempo”, explicou à agência Lusa o responsável da Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCALEN), à margem de uma reunião que decorreu a 21 de Agosto, em Santiago do Cacém.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Novo Cartório Notarial abriu em Agosto

Desde o dia 18 de Agosto que está de portas abertas ao público o novo Cartório Notarial de Santo André, o segundo do concelho de Santiago do Cacém.
A notária Lígia Guedes ganhou o concurso para a segunda licença no concelho de Santiago do Cacém, e veio do Porto para se instalar na Zona de Actividades Mistas de Santo André, na Avenida de Sines.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

José Jacinto, o Cesteiro do Giz

Nasceu em frente da casa onde vive, na aldeia do Giz. Ali foi criado e ali viveu praticamente toda a sua vida, tendo-se ausentado apenas por sete anos para trabalhar numa quinta no Cercal do Alentejo. Percorreu as zonas de Melides e da Costa de Santo André... Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Cercal do Alentejo, Odemira, São Luís, tocando acordeão.José Jacinto tem 86 anos, conheceu “charneca, onde é agora Vila Nova de Santo André ...naquele tempo era uma charneca, conheci aquilo sem árvore nenhuma para a gente ter uma sombra e a gente semeava ali muito, eu e o meu pai passavamos ali o tempo.

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove rastreio partir de 8 de Setembro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai, em parceria com a Câmara Municipal, promover a partir de 8 de Setembro e até meados de Novembro, uma campanha de rastreio do cancro da mama, destinado a mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos.
O exame é gratuito, realizado por técnicas credenciadas em radiologia, e a unidade móvel onde se encontram os equipamentos para efectivação dos exames ficará instalada junto ao Centro de Saúde de Santiago do Cacém.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

A das Artes apresentou última obra de Valter Hugo Mãe

Na sua meritória ‘cruzada’ de trazer até nós o que de melhor se vai publicando no país, a livraria “A das Artes”, apresentou no passado dia 11, com a presença do autor, a última obra do consagrado escritor Valter Hugo Mãe, intitulada “O apocalipse dos trabalhadores”.
Segundo a informação facultada pela livraria, que transcrevemos com a devida vénia, o autor foi premiado, pelo seu romance “O remorso de Baltazar Serapião”, com o Prémio José Saramago / 2007, nasceu em Angola em 1971, passou a infância em Paços de Ferreira e vive em Vila do Conde. Licenciado em Direito, com pós-graduação em Literatura Moderna e Contemporânea, publicou também vários romances e livros de poesia, e ainda de dedica esporadicamente às artes plásticas, tendo realizado a sua primeira exposição, intitulada “O rosto de Gregor Samsa”, na Galeria Símbolo, no final de 2006.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

David Gorgulho vence no seu escalão em Albufeira e Ana Cordeiro no 2º lugar absoluto do ranking no Algarve

Terminou o 16º Circuito de Natação de Mar do Algarve. Ana Cordeiro foi a 2ª classificada absoluta no sector feminino, Rogério Tavares venceu no escalão de Juvenis e Paulo Janeiro foi 2º classificado entre os Infantis. Na última prova, em Albufeira, David Gorgulho venceu no seu escalão e foi 7º na classificação absoluta.
Disputou-se no dia 24 de Agosto, na Praia dos Pescadores em Albufeira (com a água muito fria – cerca de 16º), a última prova do 16º Circuito de Mar do Algarve, na extensão de 1000m. David Gorgulho foi o único representante do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) em competição, obtendo o 7º lugar absoluto e o 1º posto no Escalão F (nascidos entre 1982 e 1978), num percurso muito rápido e marcado pelo contacto físico constante entre os nadadores, que motivaram inclusive alguns incidentes entre atletas no final da prova.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

A NOVA MOCIDADE PORTUGUESA

É um caso entre muitos outros.
Um menino de 15 anos, aluno do 6º ano de escolaridade, chumbou a Matemática. – "Coitadinho", dirão vocês, "se calhar não tem mesmo jeito para as contas..." Na verdade, é o que acontece com uma boa parte dos alunos das escolas cá da nossa Lusitânia... Pois será isso. Não terá jeito para os números... Bem, mas o mesmo aluno também chumbou a Português... – "Se calhar também não tem jeito para a escrita, nem para a leitura..." dirão vocês, compassivos.
António Gomes de Almeida

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Alvalade Medieval, a História (re)vivida

Alvalade do Sado vai comemorar mais uma vez a concessão do Foral, que assinala este ano 498 anos. Alvalade Medieval tem lugar no núcleo histórico da localidade, durante os dias 19, 20 e 21 de Setembro.
Durante 3 dias, a vida quotidiana do homem da Idade Média vai ser recriada com todo o rigor, através de um programa que prevê a realização de um cortejo histórico, onde estarão representadas todas as classes sociais da época, e uma Feira Medieval animada com trovadores, justas medievais, teatro, mostra e exibição de armas, danças medievais, venda de produtos e ainda um restaurante com ementa medieval.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Mais de 400 expositores na Feira de Agosto

Considerada uma das maiores feiras do País, a Feira de Agosto de Grândola - Turismo, Ambiente e Desenvolvimento - decorreu este ano em 6 dias de festa, de 27 de Agosto a 1 de Setembro, no Parque de Feiras e Exposições, tendo contado com a inauguração do Presidente da República.
A Feira de Agosto, é organizada pela Câmara Municipal de Grândola (CMG), Caixa de Crédito Agrícola, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola e Associação dos Empresários do Alentejo Litoral, e conta com a participação dos principais promotores da região nos dois pavilhões de expositores.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Dançarinos da ARDS no Campeonato do Mundo de Medalhistas em Danças de Salão

O par de dançarinos da Associação Recreativa Dança Sineense (ARDS), Tomané e Dina Silva, irá estar presente no Campeonato do Mundo de Medalhistas em Danças de Salão, no Canadá.
Será já em Setembro, que o par de dançarinos irá estar presente no Campeonato do Mundo de Medalhistas em Danças de Salão, um convite da Associação Portuguesa de Professores de Dança de Salão Internacional (APPDSI), para a representação de Portugal.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

P. Gonçalo Fonseca celebrou Missa Nova em Santo André

No dia 15 de Agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, O P. Gonçalo Castro Fonseca celebrou a sua Missa Nova na Igreja Paroquial de S. Maria, em Vila Nova de S. André.
O P. Gonçalo constituiu, juntamente com o António Valério, o primeiro grupo de noviços jesuítas que estiveram na Paróquia de Santa Maria, numa experiência pastoral. Já lá vão 12 anos, mas o trabalho desenvolvido por estes dois pioneiros nunca foi esquecido e continua a dar frutos.
Manuel Malvar Fonseca

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Em 42 dias o Posto de Turismo da Junta de Freguesia já atendeu cerca de 700 turistas

Com o objectivo de encaminhar e apoiar todos os que visitam o Centro Histórico da cidade de Santiago do Cacém a Junta de Freguesia decidiu abrir, na Rua dos Condes de Avillez, um Posto de Informação Turística, que proporcione o acolhimento ao Turista.
O Posto de Informação Turística abriu a 15 de Julho último e já recebeu cerca de 700 turistas entre nacionais e estrangeiros.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

O PAÍS DE FAZ DE CONTA

Portugal cada vez mais dá a sensação que continua em ‘roda livre’, numa permanente silly season, em que os personagens principais desta rebaldaria, só podiam ser os nossos inefáveis…políticos.
Da panóplia de casos, em que o mais difícil é escolher o mais insólito e inacreditável, selecciono dois, para ilustrar a dita tese da rebaldaria.
Raúl Oliveira

O artigo completo está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Sete Presidentes de Câmaras Municipais não podem candidatar-se nas autárquicas de 2013

Dos treze presidentes das câmaras municipais do distrito de Setúbal, sete já não podem candidatar-se nas eleições autárquicas de 2013.
Assim, se se recandidatarem no próximo ano e ganharem será o último mandato.O que significa que 73,3 por cento dos presidentes das câmaras só poderão cumprir mais um mandato.
A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

A factura da água vai aumentar

As famílias portuguesas podem preparar-se para um aumento da factura da água, que em média ronda hoje os 15 euros por mês, se se somarem os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos, noticiou o Jornal de Negócios a 25 de Agosto.
O momento e o valor da subida ainda não estão definidos, mas já é certo que serão os consumidores a financiar, por via da tarifa, os investimentos de expansão e modernização das infra-estruturas de água e resíduos em Portugal, assim como os custos de exploração das empresas prestadoras dos serviços.
Entretanto, após a publicação da notícia no Jornal de Negócios, fonte oficial do Ministério do Ambiente declarou à Agência Lusa que a actualização do preço da água, proposta ao Governo pelo IRAR, será feita de “forma gradual e nunca antes de 2010”.
A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Empresas solidárias do Litoral Alentejano são conhecidas em Setembro

O prémio “Empresa Solidária dos Municípios do Litoral Alentejano” visa dar visibilidade à integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações das empresas e na sua interacção com todas as partes interessadas. Desta forma, as empresas contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Campeonatos Nacionais de Clubes da I e II Divisões de natação realizam-se em Sines

A Piscina Municipal de Sines Carlos Manafaia vai receber os Campeonatos Nacionais de Clubes da I e II Divisões de natação, a mais importante prova do calendário nacional, na sequência de uma candidatura efectuada pela Câmara Municipal de Sines (CMS).
A competição vai decorrer a 20 e 21 de Dezembro e conta com a presença dos principais clubes do país, bem como os melhores nadadores portugueses, incluindo a maior parte dos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

Prova passa por Grândola e Santiago entre 4 e 6 de Setembro

O Grande Prémio de Ciclismo - Crédito Agrícola, vai decorrer na Costa Azul, de 4 a 7 de Setembro.
A prova de ciclismo está integrada no calendário oficial de provas de estrada da Federação Portuguesa de Ciclismo e, quando terminar a Volta a Portugal, o Grande Prémio Crédito Agrícola receberá o pelotão português (12 equipas nacionais, incluindo cinco de Sub-23) e uma equipa espanhola, para uma competição de quatro etapas. As equipas partem de Santana (Sesimbra), no dia 4 de Setembro, completando a primeira etapa (161 km) na chegada a Grândola.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)

União Sport Club apresenta-se aos sócios frente aos Juniores do Sport Lisboa e Benfica

A equipa sénior do União Sport Club, que joga na 1º Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, apresentou-se aos sócios no dia 24 de Agosto, num jogo que teve como equipa convidada os Juniores do Sport Lisboa e Benfica, que venceram por 2 a 0. De acordo com o Presidente da Direcção do União Sport Club, Rui Boavida, o clube este ano vai manter “a mesma equipa técnica. Domingos Santos é o treinador e o adjunto é o professor Joca”.

A notícia completa está disponível na edição de 5 de Setembro d'O Leme (492)